Entre em contato com um de nossos especialistas!

Examinador de trânsito: o profissional ideal para solucionar seu problema

Examinador de trânsito é ideal para você que se envolveu em algum acidente ou coisa do tipo. Afinal, esse é o profissional que consegue de forma mais concisa realizar sua defesa. Então, que tal entender como e para quê contratar um perito de trânsito particular?

Geralmente quando se inicia o processo para obter a “licença para dirigir”, famosa habilitação, somos orientados com diversos conceitos e regras, a fim de garantir que sejamos bons condutores e, consequentemente, tornar o trânsito seguro.

Mas você sabe como proceder em um acidente de trânsito?

De acordo com a Guarda Municipal de Itapetininga, uma cidade no interior de São Paulo, 90% dos acidentes são ocasionados por imprudência dos motoristas ou pedestres. 

Os outros 10% são ocasionados por interferências externas e intempéries, mas como fazer quando você faz parte dos 90%, embora não tenha sido o culpado pelo acidente?

Como se defender na justiça e, se realmente teve sua parcela de culpa no acidente, como reduzir a sanção penal?

Veja a seguir como um examinador de trânsito particular pode lhe auxiliar a resolver esse problema!

  • O que faz um perito de trânsito particular
  • Como diferenciar um perito de seguros particular dos demais?
  • Contrate agora um examinador de trânsito particular

O que faz um perito de trânsito particular

O perito, também conhecido como examinador de trânsito, tem como principal objetivo levantar os motivos e as evidências relacionadas ao acidente de trânsito, a fim de tornar mais claro o que ocorreu e o motivo principal para colisão acontecer.

Portanto, levantam todas as evidências desde o início do acidente até o final dele e com esses dados ele consegue definir uma ordem mais lógica, podendo assim te livrar de muitas dores de cabeça. 

A coleta dessas informações trazem provas conclusivas que são apontadas no laudo pericial acidente de trânsito, tanto do perito particular quanto no perito fornecido pela polícia e justiça.

Ou seja, toda a ocorrência relatada deve possuir uma conclusão racional e imparcial, que a partir delas que você consegue montar sua defesa.

E no caso de um perito de trânsito particular, é possível utilizá-las para refutar provas e questionamentos como os do juiz, do perito judicial e do advogado de acusação, facilitando assim possíveis acordos e indenizações.

Portanto, o  laudo pericial acidente de trânsito apresenta ligações lógicas, de modo que os advogados e juízes possam realizar petições e os devidos julgamentos relacionados ao processo jurídico ou para facilitar uma negociação entre as partes envolvidas.

Como diferenciar um perito de seguros particular dos demais?

De maneira geral, existem 3 tipos de examinador de trânsito que atuam desde o acidente até o veredito final do juiz, cada um possui uma função distinta na avaliação do acidente, porém, como dito anteriormente, todos precisam ser imparciais.

Imagine em um acidente de trânsito perícia, o tempo está chuvoso, os vidros embaçam um pouco, está muito difícil para enxergar e, então, você reduz sua velocidade para dirigir com mais cautela.

Mas de repente um impacto muito forte empurra o carro e você se vê envolvido em uma colisão.

O motorista alega que a culpa foi sua e você acha que a culpa foi dele, que estava em alta velocidade mesmo na chuva.

Muitas vezes esse confronto pós-colisão nos deixam atordoados, já que você sabe que a culpa não foi sua, mas a outra parte alega ter sido. Portanto, é muito difícil estabelecer um acordo ali e acaba sendo necessário ir à justiça.

Mas, afinal, como proceder de fato nesses casos, não é apenas registrar um boletim de ocorrência e aguardar a perícia?

Não, atualmente o procedimento tomado pelas autoridades não é tão simples, já que devido ao trânsito intenso, a polícia normalmente instrui que registre todos os fatos para desobstruir a via e liberar o trânsito.

Portanto, nossa principal recomendação é que você tire muitas fotos, tanto do acidente de trânsito perícia, quanto dos dois ou mais veículos envolvidos, da via e de tudo que compõem o acidente.

Assim, um perito de seguros consegue entrar no caso e trabalhar com a identificação de evidências. 

E, tudo isso pode ser feito apenas por meio de seu advogado, ele contrata o assistente técnico para avaliar a sua ocorrência e te orienta durante a petição judicial.

Quer entender mais sobre o assistente técnico? Então, com essa situação em mente, veja a seguir a importância de cada examinador de trânsito e, principalmente, de um particular.

Peritos judiciais

Como primeiro exemplo de examinador de trânsito, podemos citar os peritos judiciais que são aqueles contratados pelos juízes e que têm como principal função esclarecer os fatos das duas partes do acidente perante a justiça.

Assistente Técnico

O segundo exemplo é a contratação de um examinador de trânsito, ou também conhecido judicialmente como assistente técnico.

Ele realiza o trabalho pericial esclarecendo os fatos do acidente de trânsito perícia, para que seu advogado consiga montar uma ação mais consistente e convencer o juiz de sua inocência, além de provar o que de fato ocorreu no acidente.

Perito extrajudicial

E em terceiro lugar, temos o perito extrajudicial, que é contratado fora do foro judicial e não é vinculado à justiça de nenhuma forma. Ele atua na assessoria das partes, diretamente sem nenhuma interferência.

Um perito extrajudicial responsável por fazer o laudo pericial acidente de trânsito tem o objetivo de te auxiliar e te apresentar os fatos como eles são, separando-os em duas categorias, as que são favoráveis e desfavoráveis para você.

E já que estes dados não precisam ser apresentados como um todo para a outra parte, é possível apresentar apenas as partes favoráveis, te dando assim mais vantagens na hora do julgamento referente ao acidente de trânsito perícia.

Mas não pense que esse é um motivo para esquecer as partes desfavoráveis, pelo contrário, esteja munido delas e, com o auxílio de um advogado, prepare-se para se defender e refutar tais pontos caso a outra parte o acuse.

Contrate agora um examinador de trânsito particular

Você viu nesse conteúdo as diferenças entre assistente técnico, perito de seguros, perícia judicial e extrajudicial.

Acompanhou também diversos benefícios que se tem ao contratar um perito de seguro, assim você tem mais uma mão para lhe auxiliar durante o processo e auxiliar seus advogados a identificar as vantagens e desvantagens que você possui perante as provas.

Portanto, caso tenha alguma dúvida e queira contratar profissionais capacitados para te ajudar, ou quer saber mais sobre o valor de uma perícia judicial, ou de um perito extrajudicial, contate-nos!

Nós da Cleber, O Perito estamos no mercado de examinadores de trânsito há muito tempo, contamos com a presença de engenheiros mecânicos para auxiliar na solução de problemas, desde os mais simples aos mais complexos.

Que tal agendar uma visita e veja no que podemos auxiliar! Aguardamos seu contato ansiosamente.



  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende