Entre em contato com um de nossos especialistas!

Laudo Pericial: saiba tudo sobre o assunto e se previna de golpes

Presença de perito experiente no momento do acidente de trânsito pode defender o condutor de abordagens ilícitas de policiais e agentes de trânsito, tranquilizando-o quanto à idoneidade do laudo pericial

O laudo pericial representa papel fundamental ao dar suporte técnico e objetivo à decisão do juiz do caso analisado.

Ele simboliza a representação da figura da justiça como uma mulher de olhos vendados se refere à isenção que esta tem de ter em seus julgamentos, se baseando em provas e não em ‘preferências pessoais’ para dar seu veredito.

Isso porque os laudos periciais são documentos redigidos por peritos especialistas que, diante de seus exames e avaliações de determinado acontecimento, descrevem todas as questões objetivas relacionadas ao caso observado.

blog.cleberoperito.com.br

Apesar do perito não manifestar qualquer julgamento ou parecer jurídico dentro de seu laudo pericial, este trabalho irá contribuir para que se minimize imprecisões e incertezas sobre os fatos ocorridos na matéria.

Como esses documentos possuem o valor de prova dentro do processo, é imprescindível que ele seja produzido por um perito reconhecidamente ‘expert’ no tema analisado.

Assim, assegura-se que sua consistência metodológica possa evitar contradições e fragilidades técnicas que invalidem ou lancem dúvidas sobre o laudo pericial.

Bons laudos periciais – além de seguirem premissas como objetividade, rigor técnico, rigor e clareza – contém, em seus processos de produção, elementos como:

Exame: o exame dentro do contexto do laudo pericial consiste na análise de livros e outros documentos que sejam imprescindíveis na análise do tema;

Vistoria: nesta etapa da construção dos elementos que resultarão no laudo de perícia, o especialista vai ao local do acontecido em busca de pistas e indícios materiais que deem substância à sequência do traçar de uma linha lógica do fato em questão;

Indagação: ma parte crucial no processo de levantamento de evidências por parte do perito, o processo de indagação consiste na colheita de depoimentos de testemunhas que possam apontar e confirmar caminhos para a continuidade da análise que resultará no laudo pericial;

Investigação: nessa fase o perito reúne as informações levantadas nas três etapas anteriores e – já com uma ‘linha indicativa’ – se aprofunda em suas minúcias a fim de verificar a força e a confiabilidade dos indícios para incluí-los ou não em seus laudos periciais;

Arbitramento: aqui, para dar mais palpabilidade ao laudo de perícia, o profissional analisa questões quantitativas e objetivas como estatísticas e outros números colhidos nas etapas anteriores;

Avaliação: nesta etapa o perito, embora não faça julgamento subjetivo, estuda para indicar ao juiz na peça do laudo pericial sua avaliação a respeito de valores no âmbito das obrigações, direitos e despesas das partes envolvidas;

Laudo pericial traz provas e não vestígios

É importante seguir destacando que os laudos periciais não são apenas apontamentos da visão do perito sobre a matéria analisada, mas são as descrições das provas e evidências coletadas por ele durante as etapas que descrevemos anteriormente no texto.

Para tanto, os profissionais da área- além de dedicarem anos de especialização e aperfeiçoamento de técnicas – têm se esforçado para aumentar o aproveitamento do maior aparato tecnológico disponível nos dias atuais na condução de seus trabalhos de análise que resultarão, por fim, no laudo pericial.

Em casos de crimes de trânsito, por exemplo, já está em desenvolvimento no Brasil uma tecnologia que permitirá aos peritos apontar a autoria de forma incontestável – mesmo em situações em que um dos veículos envolvidos já não estiver mais no local do crime – usando como ponto de partida os estilhaços de vidro comumente deixados em locais de colisões e atropelamentos.

Essa técnica já vem sendo utilizada em países da Europa e nos Estados Unidos e identifica o veículo envolvido a partir da análise dos estilhaços pelo fato destes possuírem identidades próprias, sequências moleculares únicas como é o caso das impressões digitais.

blog.cleberoperito.com.br

Por conta desse caráter objetivo dos laudos periciais é que eles se constituem nos principais aliados de pessoas que, de novo, se envolveram em acidentes de trânsito e estão avaliando levar ou não o caso até o judiciário.

Ao contratar um perito para analisar, por exemplo, o responsável por um choque que ocasionou perda total em seu automóvel, o interessado terá – com o laudo pericial em mãos – uma ideia sólida sobre qual será o posicionamento da justiça sobre aquele caso.

Além disso, poderá como mensurar as contrapartidas a serem pedidas por ele no âmbito judicial.De acordo com o supervisor do núcleo de Perícia Forense da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do estado do Ceará – Hugo Alcântara, o laudo pericial costuma ser forte, por se basear na ciência.

“A prova material, hoje, é tão solicitada que em todo crime, por mais bem planejado ou bem executado que seja, em algum momento alguém deixou uma pista. E a partir disso se produz uma prova técnica”, afirmou Alcântara.

Peritos experientes e isentos protegem condutores contra fraudes

Em um mundo ideal, os agentes de segurança pública – de policiais militares à agentes de trânsito – seriam exclusivamente aliados dos cidadãos, espécies de guardiões da lei e da segurança.

Nossa experiência enquanto cidadãos brasileiros, porém, nos coloca diante de diversos cenários nos quais esses agentes públicos agem em defesa do interesse próprio – explorando situações de desconforto para ganhar contrapartidas financeiras.

blog.cleberoperito.com.br

Nesse contexto, a experiência de peritos na lida com o sistema policial muitas vezes corrupto com o qual convivemos no nosso país pode proteger os condutores envolvidos em acidentes de tentativas de suborno e questões correlatas.

Existem inúmeros relatos de situações nas quais os policiais tentam coagir o condutor a entregar compensação financeira (suborno) em troca de suposta ‘manipulação’ da interpretação a estar presente no laudo pericial a seu favor em casos de acidente de trânsito.

Ao contratar um perito experiente e reconhecidamente idôneo, o condutor contará com uma presença a seu lado para tranquiliza-lo e defende-lo de um possível mau-caratismo dos agentes de trânsito e policiais que possam querer realizar investidas para se beneficiar de seu momento de insegurança e fragilidade emocional, garantindo a ele que o laudo de perícia será totalmente isento independente do que sugerirem os policiais.



  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende