Entre em contato com um de nossos especialistas!

Perito judicial: garanta assistência técnica em processos de colisão no trânsito

Benefício da contratação de perito judicial ou perito extrajudicial supera com sobras o investimento empregado

Contar com um assistente técnico especializado para acompanhar e apresentar alternativas às conclusões feitas pelo perito judicial designado pela justiça em um acidente de trânsito pode fazer toda a diferença no resultado do processo.

Na grande maioria dos casos, advogados generalistas não têm base teórica o suficiente para identificar possíveis lacunas no trabalho do perito judicial designado – o que acaba fazendo com que a palavra deste seja ‘verdade absoluta’, sem que se consiga apresentar o contraditório e sugestões de análises adicionais.

blog.cleberoperito.com.br

Por mais bem intencionado que seja, o perito judicial é um ser humano como todos os outros e está sujeito a erros e interpretações muitas vezes maculadas por sua maneira de ver o mundo – o que acontece, a bem da verdade, com profissionais das mais diversas áreas.

Nesse contexto, contar com o apoio de um examinador de trânsito como instrumento de questionamento pertinente aos apontamentos do perito judicial é indispensável.

A esse assistente técnico de uma das partes em um processo judicial envolvendo acidentes de trânsito cabe as seguintes atribuições:

  • Sugerir e assessorar a elaboração de quesitos que a parte irá apresentar;
  • Apresentar críticas e contrapontos de maneira pertinente em relação ao trabalho do perito judicial designado;
  • Identificar pontos não explorados pelo perito judicial designado e solicitar que o advogado apresente quesitos suplementares para melhor cobertura do assunto tratado – quesitos esses que podem ser cruciais ao andamento do processo;
  • Apresentar uma crítica detalhada e minuciosa ao laudo do perito judicial para seu advogado, indicando-o possíveis pontos a serem contestados;
  • Usar sua experiência para identificar erros de cálculos no laudo do perito judicial designado, bem como levantar pontos omitidos e/ou distorções de fatos;

Quanto custa um perito particular?

blog.cleberoperito.com.br

Processos judiciais envolvendo acidentes de trânsito podem implicar na determinação de contrapartidas diversas por parte do juiz – contrapartidas que vão desde questões financeiras até penas de reclusão.

Nesse contexto, o questionamento de ‘quanto custa um perito particular’ deve ser substituído por uma pergunta de abrangência significativamente mais completa: qual o custo benefício de um perito particular?

No caso da contratação de um examinador de trânsito que possa atuar como auxiliar técnico em um processo, o benefício verificado no histórico dos cases quase sempre supera o custo.

Isso porque os tribunais têm cada vez mais rejeitado a aceitação incondicional do laudo elaborado pelo perito judicial designado por parte de alguns juízes – que tomam suas decisões desprezando os laudos dos assistentes técnicos.

Assim, o valor da presença desses últimos acaba sendo imensurável, por fornecer à parte contratante as melhores chances de sair do processo com um veredito mais favorável.

Esse cenário oferece à pergunta ‘quanto custa um perito particular’ uma resposta de conotação mais ampla que pode ser traduzida na frase: ‘o custo das melhores chances de vitória’.

Contratar um perito extrajudicial é opção inteligente para evitar gastos desnecessários com a justiça

blog.cleberoperito.com.br

Impetrar uma ação jurídica a respeito de um acidente de trânsito sem contar com o suporte de uma avaliação do caso por parte de um examinador de trânsito experiente é quase como atravessar uma avenida com os olhos vendados.

Como todos aqueles que já tiveram algum tipo de experiência com a justiça brasileira sabem, os trâmites burocráticos dos processos judiciais possuem significativos custos burocráticos.

Diante disso, a possibilidade de entrar em um processo tendo a noção exata de suas chances de ganha-lo, bem como mensurando o tamanho da contrapartida que se irá receber – questões que são de responsabilidade do perito extrajudicial – acaba sendo fundamental na decisão de recorrer ou não ao poder judiciário.

Por se tratar de um especialista, de um examinador de trânsito profundo, esse perito extrajudicial saberá medir o tamanho da responsabilidade dos condutores envolvidos naquele acidente, descrevendo o cenário com precisão e – mais do que isso – encaixando-o no contexto histórico das decisões jurídicas sobre o tema.

Diferentemente do perito judicial e do assistente técnico, porém, esse profissional fará sua análise em um ambiente totalmente particular – sem envolvimento nenhum com o poder judiciário.

A depender da análise técnica e especializada desse perito extrajudicial, o condutor irá decidir pelo envolvimento, ou não, da justiça no caso.

Acontece que no momento turbulento de um acidente, poucos cidadãos se dão conta do tamanho da diferença que contratar um perito extrajudicial pode fazer.

Pouquíssimos também imaginam o quão acessível pode ser a contratação desse examinador de trânsito profissional para a prestação particular de assistência técnica nos cenários de colisão.

Em diversas oportunidades, o custo para se contar com um perito extrajudicial aconselhador e verificador de provas antes mesmo de se recorrer ao poder judiciário acaba sendo menor do que o que seria gasto no processo em si.

Essa contratação da figura do perito extrajudicial já é historicamente comum em casos nos quais transportadoras se envolvem em acidentes de trânsito, pois – em geral – seus prejuízos com esses acontecimentos são mais volumosos.

Maior acessibilidade do perito extrajudicial às pessoas físicas tem se dado por duas dinâmicas em especial

Recentemente, porém, a contratação desses profissionais têm se popularizado no âmbito dos acidentes de pessoas físicas, de indivíduos que se envolvem em acidentes de trânsito.

O estabelecimento dessa dinâmica está se consolidando por duas variáveis complementares:

Em primeiro lugar por um maior nível de informação dos cidadãos a respeito dessa temática que os está permitindo perceber o custo-benefício do exame prévio de suas possibilidades de sucesso em um processo antes da entrada no âmbito judiciário;

A maior acessibilidade desses peritos no aspecto financeiro – ao passo que muitos deles estão ajustando seus preços para diversificar seus portfólios de clientes a fim de deixar de ter as transportadoras e frotistas como clientes quase que exclusivos, para também alcançarem os acidentes das donas marias e dos senhores João nas vias tupiniquins.

Em suma, o aumento da demanda por peritos em acidentes de trânsito advém do reconhecimento que, como em tudo no mundo contemporâneo, qualquer decisão importante deve ser tomada com base em dados e em evidências comprováveis pela tecnologia e pela racionalidade.

 



  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende